Halachot
sobre a Recitação da Amidá em Viagens
Halachá Diária, por Kolel Rio
Uma pessoa doente, que não pode ficar de pé, pode rezar sentada e que,
mesmo quando se reza sentado, deve-se tomar cuidado para manter as pernas
unidas, e se curvar nos trechos da Amidá (Grande Oração) em que se faz o mesmo,
quando se está de pé. Esta é a regra para quem está viajando de carro e está
prestes a perder a hora da Amidá. O ideal é pedir ao motorista que pare o carro
para que se possa fazer a Amidá de pé, num local seguro, com calma, à beira da
estrada.
Se a pessoa estiver muito atrasada, e parar o carro a fará ficar
preocupada durante a sua oração, causando desconcentração ou a recitação da
Amidá com pressa, deve rezar sentada como explicamos, para que tenha a devida
Kavaná (intenção ou concentração). Caso a pessoa seja o próprio motorista é
terminantemente proibido que ela reze enquanto dirige, já que este procedimento
é arriscado.
Ainda sobre a recitação da Amidá (Grande Oração) em uma viagem, quando a
pessoa estiver em um ônibus, trem ou avião, se houver espaço para ficar de pé
de forma confortável e tranquila, para si e para os demais ao seu redor,
podendo ter a devida Kavaná (intenção ou concentração), deve-se fazê-la de pé.
Se não houver condições, e a Amidá for recitada com preocupação ou incômodo –
para si ou para os demais –, deve-se rezar sentado, tomando cuidado para manter
as pernas unidas e se curvar, conforme explicamos anteriormente. No avião, em
geral, há pouco espaço e deve-se ter o máximo de cuidado para não incomodar os
passageiros e/ou atrapalhar o trabalho dos tripulantes, portanto, em caso de
dúvida, deve-se rezar toda a Tefilá (e, portanto, também a Amidá) sentado.
Os três passos
antes da Amidá
Os três passos antes da Amidá (Grande Oração). Os passos para trás e
para frente devem se encerrar antes do fechamento da bênção "Gaal
Israel". Ou seja, a pessoa deve recitar as palavras "Gaal
Israel" já na posição onde fará a Amidá, com os pés juntos, pronto para
iniciá-la. Devemos lembrar que é terminantemente proibido demorar ou
interromper a sequência - que deve ser contínua e imediata - entre a bênção
"Gaal Israel" e o início da Amidá. Por isso, deve-se cuidar para que
os três passos para frente tenham se encerrado um ou dois segundos antes de se
recitar as palavras "Gaal Israel", ao fim da bênção. Em outras
palavras, a pessoa deve iniciar os 3 passos para frente quando está recitando o
trecho "Veneemar Goaleinu Hashem Tzevakot (...)"
Rezar durante uma
viagem
Em uma viagem, quando a pessoa estiver em um ônibus, trem ou avião, se
não houver condições, a pessoa pode recitar da Amidá (Grande Oração) sentada,
para que tenha a devida Kavaná (intenção ou concentração). Se, em sua viagem, a
pessoa perceber que haverá tempo para fazer a Amidá no destino, no horário
correto pela Halachá e a tempo de rezar com calma, deve esperar para recitá-la
ao chegar lá.
Caso constate que não haverá tempo, a pessoa deve rezar durante a viagem,
nas condições que expusemos anteriormente, isto é, de pé: se não atrapalhar sua
Kavaná ou incomodar as pessoas; sentada: se esses limitadores existirem.
Passos para trás ao
fim da Amidá
No Talmud, consta: melhor que não tivesse rezado aquele que rezou a
Amidá e não a encerrou com os três passos para trás. Esse rigor justifica-se,
de acordo com os Sábios, pelo fato desse procedimento – não se “despedir”
adequadamente – indicar que a pessoa não tem a correta noção de que estava
diante do Rei do universo, fazendo com que sua oração tenha adquirido um
aspecto de desprezo ou desrespeito. Por isso, deve-se dar os três passos para
trás. Deve-se mover a perna esquerda – a perna mais fraca – primeiro,
representando a dificuldade desta separação. Em seguida, a direita e novamente
a esquerda, até que a pessoa fique de novo com os dois pés juntos. Cada passo
deve ter o cumprimento de aproximadamente um pé inteiro, pois passos muito
menores não são considerados passos. É preciso que sejam exatamente três, nem
mais nem menos.
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